AUDITORIA DE LASTRO DE DIREITOS CREDITÓRIOS

O objetivo do trabalho em uma auditoria de lastro é realizar auditoria nos documentos comprobatórios do lastro dos direitos creditórios no que tange a sua guarda, controles internos e organização, conforme estabelece o inciso I e § 1º do art. 38 da Instrução CVM 356, de 17 de dezembro de 2001, e suas alterações posteriores relativas a verificação de lastro.

Todo este processo é confeccionado com base em amostragens, conforme previamente acordado com o cliente em questão, os procedimentos normalmente adotados nesse trabalho estão em conformidade com a NBC TSC 4400 – “Trabalhos de Procedimentos Previamente Acordados sobre Informações Contábeis”, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Os procedimentos básicos da inspeção documental realizada por nós, são assegurar que as características dos direitos creditórios são fiéis aos respectivos registros eletrônicos, e que os direitos creditórios contidos no arquivo eletrônico estão lastreados.


Hoje em dia, a Audifactor Auditores possui uma grande representatividade no mercado de Auditoria de Lastro de FIDC’s (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), sendo responsável pela auditoria de mais de 150 fundos deste tipo, totalizando um patrimônio líquido auditado de mais de R$10 bilhões.